sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cor

Presente em tudo o que observamos, desempenhando um papel essencial na perceção dos objetos através da presença da luz.
Confere realismo às imagens e às cenas visualizadas pois quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor maior será o realismo e a naturalidade dos resultados observados.
 
 
Forma como é feita a Interpretação das cores pelo cérebro humano:
 
Está associado à perceção, pelo sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos, sendo considerada um atributo dos mesmos.
 
Forma como é feita a Interpretação das cores pelo cérebro humano:
 
A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina.
Os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo:
  • Escotópica: assegurada por um único tipo de bastonetes (células do olho humano que têm a capacidade de reconhecer a luminosidade) existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detetam cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações de luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.  
 
  • Fotópica: assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones (células do olho humano que têm a capacidade de reconhecer as cores) existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).


Sem comentários:

Enviar um comentário