Multimédia pode ser definido como a utilização de diversificados meios (textos, gráficos, imagens, vídeo, etc) para a divulgação da mensagem.
Tipos de Media:
Quanto à sua natureza espácio-temporal:
Estáticos: constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial. Por exemplo, textos e imagens, não dependem do tempo, mas variam no espaço (mudam de dimensão ou localização), ou seja, qualquer um destes elementos pode ser apresentado independentemente do tempo, sem perder o seu significado.
Texto
Imagem
Dinâmicos: designados de temporais ou contínuos, estes dependem do tempo. A sua apresentação exige uma reprodução contínua, à medida que o tempo passa, ou seja, o tempo, ou mais exatamente as dependências temporais entre os elementos que constituem a informação, fazem parte do próprio conteúdo. Por exemplo: as animações, os vídeos e os sons têm de ser vistos do início até o fim para não perder o seu significado.
Quanto à sua origem:
Capturados:são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador (imagens paradas, imagens em movimento e som), através da utilização de hardware específico, como por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.
Sintetizados:Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos (texto, gráficos e animações).
Modos de Divulgação de conteúdos multimédia:
Online: disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efetuada através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes, tal como a World Wide Web. Também a divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação online.
Offline:A divulgação é efetuada através de suportes de armazenamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário